quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A Record se afogou no próprio vômito

http://www.maisacao.net/blog/wp-content/uploads/2009/07/estreia_do_esporte_fantastico_deixa_record_em_terceiro_no_ibope_blog.jpg
A transmissão dos Jogos Panamericanos de 2011, que serão realizados na cidade mexicana de Guadalajara, será feita exclusivamente pela Rede Record. Com exceção da Copa do Mundo, a emissora da Barra Funda ficou com o direito de transmissão dos principais torneios esportivos do planeta: Jogos de Inverno, Pan 2011 e Olimpíadas de Londes, 2012. A Record dará prioridade absoluta aos Jogos Pan-Americandos de Guadalajara na programação do ano que vem. Mas erra profundamente ao armar um jogo de mentiras no que se diz respeito à venda dos direitos televisivo.
A emissora manterá exclusividade na TV aberta. Daniel Castro afirmou que o torneio já foi vendido para a ESPN, principal adversário do canal de esportes da Globo, o SPORTV. Diversas fontes disseram também que as negociações com a Band Sports já estariam praticamente concluídas. Mas o fato é que até agora nada foi realmente consumado com nenhum canal fechado. Parte da direção da Record resistiria a compartilhar o evento com uma empresa da Globo. A primeira proposta saiu da Record, que pediu algo em torno de R$ 33 milhões pelos jogos. A contraproposta da Globosat foi na casa dos 16 milhões de reais.
http://audienciadatv.files.wordpress.com/2010/11/recordtvdeprimeira.jpg?w=238&h=177
É um jogo de interesses. A Record negocia sem vontade de negociar. Vai pra frente e vai pra trás. Faz de tudo para o tempo ir passando. O plano é não fechar com ninguém, e, no final das contas, começar um grande monopólio de um torneio que deveria, no mínimo, estar passando em mais de um canal na televisão aberta. É compreensível o fato dos bispos não quererem ceder os direitos a outra emissora da TV aberta brasileira, eles batalharam muito pra ter, pagaram alto, e nada mais justo que tenham certa exclusividade. Mas daí ficar sem um acordo com canais fechados, é querer demais. Aliás, é ser muito mesquinho.
E pensar que a Rede Record dizia-se contra a prática de monopólios. Querer dar o troco na mesma moeda pode não ser uma boa maneira de se vingar da concorrente. Seria muita contradição.

Nenhum comentário: